quinta-feira, 24 de março de 2011

RESPOSTA AO PR RICARDO GONDIM

Amados, a paz do Senhor a todos!
 
Ausente que estive da blogosfera por um bom período, não li ainda muitas das novidades (boas e más) de dois meses para cá. Ontem, encontrei aqui na blogosfera uma resposta ao Pr Ricardo Gondim por conta de postagem no twiitter enfocando a tragédia no Japão. Li e reli a postagem e, após contactar com o proprietário do site e solicitar sua autorização para republicar a postagem (pela importância do assunto e pela felicidade do blogueiro ao comentar o assunto), estou fazendo isso agora. 
 
Tô postando na cor vermelha o texto ipsis literis
 
O pastor e teólogo Ricardo Gondim, em seu twitter, verbalizou sua inquietação sobre a tragédia do terremoto e tsunami no Japão o que causou grande polêmica por seus comentários sobre “o controle de Deus”. Em virtude disso verbalizo esse artigo.

A saber, um dos grandes problemas das pessoas é tentar desvendar o inescrutável. O fato é que muito do que Deus faz em nosso mundo é e continuará sendo inescrutável para nossa mente finita. Nunca saberemos por que algumas coisas ruins acontecem neste universo. Alguns caminhos de Deus continuarão a ser um mistério para nós. Deus afirmou:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. (Is 55.8,9)

Em Romanos 11.33,34 o apóstolo Paulo registra: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?"

Uma das principais lições que tiramos do livro de Jó é que Deus nunca explicou a Jó por que Ele permitiu que coisas ruins acontecessem a ele, posto que, era homem sincero, reto, temente a Deus e desvia-se do mal (Jo 1.8). A principal lição que Jó e que nós aprendemos com Deus é que, independentemente do que aconteça — até mesmo se o sofrimento e a dor do ser humano não fizerem sentido para a pessoa —, devemos, em tudo, confiar em Deus (Jó 13.15). O patriarca aprendeu que os caminhos de Deus são inescrutáveis, mas também aprendeu a confiar totalmente em Deus, e Ele o abençoou por essa fé.

Jay Kesler registra: "Quando formos para o céu, o primeiro som que ouviremos na boca das pessoas será: 'Ahhhh... Agora eu sei! Agora eu entendo o porquê daquilo. Agora, aos meus olhos, tudo faz sentido, esse panorama de eventos que outrora fora tão misterioso'".

Chuck Swindoll, reflete: “Tudo, inclusive as tragédias e as calamidades e as angústias, a doença e a enfermidade, e o que denominamos de morte prematura, e as terríveis deformidades e defeitos de nascimento e doenças congênitas colaboram para o bem. Tudo será revelado e veremos que os planos de Deus estavam certos”.

No momento, da forma como se apresenta, não vemos toda a tapeçaria da vida. De nosso limitado ponto de vista, só podemos ver um fio da tapeçaria de cada vez. E não compreendemos como todos os distintos fios podem ser tecidos juntos. Assim como Jó nós precisamos aprender a confiar em Deus a despeito das coisas que não entendemos totalmente.

No entanto, à medida que não possamos "desvendar o inescrutável", temos de crer que Deus quer que estejamos totalmente atentos a todas as percepções que a Bíblia nos proporciona sobre essa questão. Podemos ver que a Bíblia não nos revela o suficiente sobre essa questão. Contudo, o que a Bíblia revela é significante e nos dá boas razões para confiar em Deus e em seus propósitos. Quanto mais entendermos o que as Escrituras revelam sobre esse assunto, mais nossa fé encontrará amparo para que possamos confiar em Deus, mesmo com tudo que não entendemos.

A cerca desse assunto muitos dizem que Deus não é totalmente bom, pelo fato de que coisas ruins acontecem, ou Deus é totalmente bom, mas não é o Todo-Poderoso para intervir nessas situações catastróficas ou Deus é totalmente bom e Todo-Poderoso e que o mal é apenas uma grande ilusão.

Caso Deus não afirmasse sua própria bondade, com certeza, seria mais fácil explicar a existência do mal. No entanto, Deus afirma ser bom. Se Deus tivesse poder limitado e fosse incapaz de opor-se ao mal, então seria mais fácil explicar a existência do mal. Entretanto, Deus afirma ser Todo-poderoso. Se o mal fosse apenas uma ilusão logo o problema, de fato, não existiria. Contudo, o mal não é uma ilusão, é dolorosamente real.

O amor não é apenas uma característica de Deus. Ele é a personificação do amor (1 Jo 4.8), O amor permeia seu Ser. E o amor de Deus não depende da amabilidade dos seres humanos. Deus nos ama apesar de termos caído em pecado (Jo 3.16). Deus ama o pecador, apesar de Ele odiar o pecado.

A soberania divina significa que Deus é o absoluto Regente do universo. Ele pode utilizar vários meios para alcançar seus fins, e Ele sempre está no controle. Não pode acontecer nada neste universo que esteja fora de seu desígnio. Todas as formas de existência estão no âmbito de seu absoluto domínio.

O Salmista refere-se a Deus como o Poderoso que "falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso" (Sl 50.1). Verbaliza ainda que "Ele domina eternamente pelo seu poder" (Sl 66.7), ele assegura-nos que "o Senhor reina" e "se revestiu e cingiu de fortaleza" (Sl 93.1). Jó afirmou: "Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido" (Jo 42.2). O profeta Isaías disse por comparação, "as nações são consideradas por ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança
por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima"( Is 40.15).

Na verdade: "Todas as nações são como nada perante ele" (Is 40.17). Deus afirmou: "O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade" (Is 46.10). Deus nos assegura: "Como pensei, assim sucederá; e, como determinei, assim se efetuará" (Is 14.24). Deus é "o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores" (1 Tm 6.15).

"O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos" ( Pv 16.9). "Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá" (Pv 19.21) "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor" (Pv 21.30). "Atenta para a obra de Deus; porque quem poderá endireitar o que ele fez torto?” (Ec7.13). "Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?" (Lm 3.37)

Deus mostrou sua soberania sobre a natureza ao dividir as águas domar Vermelho para que os filhos de Israel pudessem atravessar do Egito para o deserto e, depois, ao fazer retornar as águas a fim de destruir os soldados egípcios que os perseguiam (Ex 14.27-31) Ele mostrou sua soberania ao mandar alimento para dar sustento ao povo enquanto atravessavam o deserto (Ex 16.4). Em outra ocasião, Ele mandou codornizes ao campo para que tivessem carne (Ex 16.13).

Deus dividiu as águas do rio Jordão para que as pessoas pudessem atravessar em direção a Canaã. (Js 3.1-17) Ele fez cair às muralhas de Jerico (Js 6.7). Na época de Josué, Ele fez com que o sol permanecesse em Gibeão para que Israel tivesse força para obter uma vitória total sobre seus inimigos em fuga. (Js 10.12) A soberania de Deus, na época de Jesus, foi vista quando alimentou de quatro a cinco mil pessoas com alguns pequenos pães e peixes (Mt 14.21), na cura de doentes e ressuscitando de mortos. Por fim, manifestou-se nos eventos ligados à crucificação e ressurreição de Cristo.

O que a soberania de Deus significa diante das "coisas ruins"? Podemos ter certeza de que todas essas coisas estão sujeitas a Deus e de que nada pode nos atingir, a menos que Deus, em sua sabedoria, assim permita. Quando Ele permite que isso aconteça, podemos ter certeza de que o faz para o nosso bem. Recomendo ao Ricardo Godim ou a qualquer pessoa que duvide de que Deus tenha habilidade para, de maneira soberana, entremear os eventos de nossa vida diária para nosso bem maior, a ler o livro de Ester.

Nesse livro, encontramos a soberania, a providência e inflexibilidade de Deus operando, nos bastidores, em favor de seu povo. Ele faz o mesmo para nós. Muitas vezes, ainda que não percebamos, Deus está operando.

A paz seja com todos,

Anderson Ribeiro
Fonte: 
http://dcandersonribeiro.blogspot.com/2011/03/resposta-ao-pr-ricardo-gondim.html

Nenhum comentário: