quinta-feira, 23 de julho de 2009

ISLAMISMO - Parte 3 (Missões transculturais)

Continuação

O que são os cinco pilares?


São o arcabouço da vida e da disciplina islâmica. Fidelidade satisfatória aos pilares satisfaz a vontade de Alá. Eles formam a base da esperança muçulmana de salvação, juntamente com a fé e a crença na existência de Alá, na autoridade de Mohamed como profeta e na finalidade e perfeição do Alcorão. Os cinco pilares são:


1° - Recitar o Shahadah: A palavra Shahadah significa “testificar”. Para recitar o Shahadah, o muçulmano diz: “Eu testifico que não há nenhum outro deus além de Alá e que Maomé é seu mensageiro” . Para se tornar um muçulmano, o individuo precisa recitar essa frase com sinceridade diante de duas testemunhas.


2° - Orar (Salat): Os muçulmanos tem a obrigação de orar cinco vezes ao dia, recitando certas partes do Alcorão na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao entardecer e duas horas após o pôr-do-sol. Eles devem se lavar ritualmente e orar voltados em direção a Meca. As sextas-feiras, é feito um culto ao meio dia; espera-se que os muçulmanos compareçam.

3° - Jejuar (sawn): Os muçulmanos celebram o recebimento do Alcorão através de Maomé durante o Ramadã, o nono mês do calendário muçulmano. Espera-se que eles se abstenham de comer, de beber, de fumar, e das relações sexuais durante as horas da luz do dia. Após o pôr-do sol eles podem reiniciar essas atividades até o nascer do sol.

4° - Fazer a peregrinação (Haji): Todos os muçulmanos são obrigados a fazer uma viagem a Meca uma vez na vida. As vestes simples do peregrino enfatizam a noção de igualdade diante de Deus. Outro elemento da hajj é a obrigatoriedade de caminhar sete vezes ao redor da caaba ( Kaabah, em árabe), o santuário no qual está colocada a pedra negra, o lugar mais sagrado do islã. Mohamed ensinou que a Caaba foi o lugar original de adoração de Adão e, posteriormente, de Abraão. A Caaba é, assim, venerada como lugar da verdadeira religião, o momento absoluto do islã.



5° Dar esmolas (zakat): Zakat é derivada da palavra zaka, a qual significa ser puro. A raiz dessa palavra implica a purificação do aumento das posses ou rendas. No sentido religioso zakat é aquela parte da poupança de um muçulmano (2,5%) mais seus lucros, dados como pagamento obrigatório. Tal pratica com seus detalhes, assim no no caso dos cinco períodos de oração, se baseia mais nas tradições (hadith) do que no Alcorão. A coleta de zakat varia de pais para pais: em alguns lugares é recolhido pelo governo; na Europa, pelas mesquitas. A receita obtida pelo zakat é investida na construção de mesquitas, escolas e hospitais.



Fonte: AMME Evangelizar

Nenhum comentário: