segunda-feira, 5 de julho de 2010

O MARANHÃO EM NÚMEROS: IDEB 2009.

A paz do Senhor!

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta segunda-feira (5), as notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação no Brasil.

Veja a seguir as notas do Nordeste (Região), do MA (Maranhão), a Meta Nacional, fora do parênteses e a Nota Nacional, dentro dos parênteses (...).
  1. Séries Iniciais (até 4ª série) - NOTA REGIÃO: 3,8 - NOTA D0 MA: 3,9 - META (BRA): 4,2 (4,6).
  2. Séries Finais (5ª à 8ª série) - NOTA REGIÃO: 3,4 - NOTA D0 MA: 3,6 - META (BRA): 3,7 (4,0).
  3. Ensino Médio (3 anos)       - NOTA REGIÃO: 3,3 - NOTA D0 MA: 3,2 - META (BRA): 3,5(3,6).
Só destacando que no Ideb passado (2007), tivemos 3,7 nas Séries Iniciais (melhoramos 1 décimo), 3,3 nas Séries Finais (melhoramos 3 décimos) e 3,0 no Ensino Médio (melhoramos 2 décimos). Grosso modo, estamos avançando, mas a passos lentos, pois estamos abaixo da Média Nacional, que já foi proposta baixa para ser factível, possível.

Diante da conjuntura, quero parabenizar aos agentes que possibilitaram esse avanço, ao mesmo tempo que quero criticar a "burrocracia", que nos impediu de avançar mais, com consistência. Fizemos muito, mas poderíamos ter feito muito mais.

Por que digo isso? Simples: O Sudeste, Centro-Oeste e o Sul do país extrapolaram seus índices, ficando acima da média nacional estabelecida.

O que é o Ideb?

O Ideb é a "nota" do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

Nos laços do Calvário,
Prof Damasceno.

Nenhum comentário: