sábado, 20 de dezembro de 2008

LÚCIO PACKTER EM PRESIDENTE DUTRA

Lúcio Packter, o idealizador do termo "Filosofia Clínica" em 1980, considerado pelos intelectuais do país e do exterior o bam-bam-bam desse inovador conceito dentro da Filosofia, esteve ministrando no I ENCONTRO DE FILOSOFIA CLÍNICA DE PRESIDENTE DUTRA COM O DR. LÚCIO PACKTER. TEMA: ÉTICA, QUEM TEM, TEM", ontem, 18 de dezembro de 2008.
O encontro aconteceu no Auditório da Gerência Regional e vários palestrantes o antecederam, falando respectivamente sobre Ética na Saúde, Ética na Política, Ética na Educação e Ética na Religião.
Na palestra principal com Lúcio Packter, ele nos brindou com uma visão ética totalmente inovadora e atual, contextualizando com nosso atual momento e introduziu as primeiras orientações para a clínica do filosófo, evidenciando que o primeiro passo é abrir diálogo e buscar a historicidade do paciente para, em seguida, usando os enunciados da estrutura do pensamento (que são 30), ir identificando os pormenores e situações que nos auxiliarão no exercício de nossa clínica filosófica. Vários intelectuais da cidade e de cidades circunvizinhas prestigiaram o evento. Eu e a Siêne estivemos presentes, acompanhados da Sirlane, minha cunhada e filósofa e também do administrador e missionário Anderson Cavalcante, Secretário de Missões da AD de Presidente Dutra.
O encontro foi um sucesso total e aconteceu porque um grupo de 07 alunas que frequentam a pós-graduação em Filosofia Clínica no Centro de Ensino de Filosofia Clínica de Teresina fizeram tudo que foi possível para torná-lo viável, abraçando o projeto de "corpo e alma". A turma de graduandos em enfermagem da UEMA também se envolveu, ajudando e coordenando o ciclo de palestras. Os interessadosem conhecer com mais pormenores detalhes sobre Lúcio Packter e a Filosofia Clínica, podem obter mais informações pelos sites: http://www.filosofiaclinicaonline.com.br/ ou http://www..filosofiaclinica.com.br/.

Nenhum comentário: