segunda-feira, 20 de julho de 2009

ISLAMISMO - Parte 1 (Missões transculturais)


Islamismo Parte I (Misssões Transculturais)

Moçambique é um dos países que tem como uma de suas religiões predominantes, o Islamismo.

Vamos conheçer um pouco mais sobre a história do Islamismo.

Nome: Islamismo ou Islã
Principal figura da história: Mohamed (570 – 632 d.C.) Apesar de o profeta do Islã ser conhecido em português por Maomé, seu nome é Mohamed.
Data de estabelecimento: 622 d.C., data na qual ficou estabelecido o início do calendário islâmico, pois nesse ano ocorreu a hégira (fuga) para Medina. Tal fato foi crucial no estabelecimento do Islã. Mohamed passou de profeta rejeitado em Meca para profeta aceito em Medina.
Foi a partir de Medina que ocorreu toda a expansão do Islã. Nos dez anos seguintes, Mohamed estabeleceria o Islã em toda a Arábia.

Adeptos: Chamados de muçulmanos ou maometanos. Contudo, maometanos é uma maneira errada de se referir a eles, pois, nesse caso, fica uma certa impressão de que Mohamed seria como ídolo para eles. Os mulçumanos se ressentem disso, já que na verdade rejeitam veemente a ideia de qualquer forma de idolatria. No mundo inteiro, estima-se que seu n° varie de 800 milhões a um bilhão: 58% vivem no sul e sudeste da Ásia; 28% na África; 9% no Oriente Médio; 5% em outros lugares. A população estimada nos Estados Unidos é de 6,5 a 8 milhões.
O islamismo é a mais jovem das grandes religiões mundiais. Ele afirma ser a restauração do monoteísmo e da verdade original e, assim, se coloca numa posição superior tanto em relação ao judaísmo quanto ao cristianismo. Prega que a submissão a Alá (Allah, em árabe), o nome árabe de Deus, e a conformidade aos “cinco pilares”.
As (disciplinas desta religião) são fatores essenciais para a salvação. Desde o seu início, o islamismo tem sido uma religião de abordagem missionária bastante agressiva. No espaço de um século desde sua formação, frequentemente usando força militar, o islã se espalhou por todo Oriente Médio e pela maior parte do norte da África, chegando a lugares tão distantes quanto a Índia. Embora a compreensão da maioria dos mulçumanos seja de que é impossível conhecer a Deus pessoalmente, eles acreditam que a vontade de Alá é perfeitamente revelada em seu livro santo, o Alcorão, (Qu ‘ ran, em árabe). O Alcorão deve ser seguido de forma absoluta e seus ensinamentos formam um guia completo para a vida e a sociedade.

FONTE: AMME Evangelizar

Nenhum comentário: