sábado, 9 de janeiro de 2010

AGENDA 2010

Prof. Raimundo DAMASCENO dos Santos
(Lago da Pedra - MA., BRASIL)
damasceno_santos@hotmail.com
(99) 8121-0940

COMO AGENDAR? Pode enviar e-mail para o endereço acima ou via telefone celular. Esta agenda é uma organização da minha vida ministerial para o ano de 2010. Também estou integrando minha agenda pessoal à agenda da CEADEMA 2010.



JANEIRO
  • 01 (Confraternização Geral na AD de Lago da Pedra)
  • 02 a 15 (PROMIFE 2010 em Lago da Pedra)
  • 16 - sábado (aula no curso básico de Teologia)
  • 19 e 20 (ministração no Curso de Missões de VIANA - MA)
  • 21 a 26 (ministração no Curso de Capacitação Missionária de PRESIDENTE DUTRA - MA)
  • 26 a 30 (ministração no Curso de Missões da AD de GRAJAÚ - MA) 


FEVEREIRO
  • 01 a 06 (1ª Etapa do Treinamento de Ingresso, em COELHO NETO - MA)
  • 24 a 26 (1ª Mini-Convenção 2010 em LIMA CAMPOS - MA)


MARÇO
  • 13 a 15 (1º Simpósio de EBD no campo de LAGO DA PEDRA - MA - ministração em oficina para professores de jovens e Adultos)

ABRIL
  • 02 a 03 (Festival da Harpa Cristã, LAGO DA PEDRA - MA) - Umadelp (Pr Daniel Brasil)
  • 09 - sexta-feira (Estudo Bíblico na Congreg. Vale da Benção, LAGO DA PEDRA - MA)
  • 16 - sexta-feira (Estudo Bíblico no Templo Central, LAGO DA PEDRA - MA)
  • 18 - domingo (Ministração na Congreg. Centro do Agostinho, LAGO DA PEDRA - MA)

MAIO
  • 03 a 08 (2ª Etapa do Treinamento de Ingresso, em AXIXÁ - MA)
  • 16 - domingo, 14:30 às 17:00h (TIL, Treinamento Intensivo de Liderança. Ministração/Assunto - CREDO ASSEMBLEIANO: As principais doutrinas professadas pela Assembleia de Deus - Templo Central, AD LAGO DA PEDRA - MA)
  • 24 a 28 (1ª Semana Universitária do CESLP/UEMA, em LAGO DA PEDRA - MA)


JUNHO
  • 03 a 06 (9º EMEP, Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia, em SANTA INÊS - MA)
  • 12 (Treinamento de Evangelização Total "Brasil 2010", da AMME (SANTA INÊS - MA)
  • 11 a 13 (2º Fórum de Evangelismo e Discipulado da CGADB, IMPERATRIZ - MA)
  • 19 e 20 (Estudos Bíblicos: Bibliologia e Missiologia no Congresso de Missões, PEDREIRAS - MA)
  • 23 a 25 (2ª Mini-Convenção 2010 em SÃO JOÃO DOS PATOS - MA)


JULHO
  • 04 - domingo (Mobilização Missionária em todas as ADs ligadas à CEADEMA)
  • 09 a 11 (2º Simpósio de EBD no Campo de LAGO DA PEDRA - MA: Congreg. Vale da Benção) 
  • 11 - domingo, manhã (AGO do Ministério local da AD de LAGO DA PEDRA - MA)
  • 21 a 22 (28º Congresso de Dirigentes de Círculo de Oração e Esposas de Pastores em BARRA DO CORDA - MA)


AGOSTO

  • 05 a 08 (Congresso Internacional de Missões da AD - CIMAD, RIO DE JANEIRO - RJ)


SETEMBRO
  • 14 a 17 (18ª Escola Bíblica de Obreiros em PEDREIRAS - MA)
  • 18 e 19 (Igreja Assembléia de Deus de GOVERNADOR NUNES FREIRE - MA) - Mocidade
  • 23 a 26 (Congresso Nacional de EBD, MACEIÓ - AL)


OUTUBRO
  • 01 a 03 (Conferência Regional de EBD: Preletores: PR CIRO S. ZIBORDI (Rio de Janeiro - RJ), PR RAYFRAN BATISTA (Santa Inês - MA) e PROFª ROSÂNGELA (Bacabal - MA).


NOVEMBRO
  • 12 a 14 (Congresso Regional de Missões: ITAPECURÚ-MIRIM, PINHEIROS E PRESIDENTE DUTRA, simultaneamente)


DEZEMBRO
  • 13 a 17 (71ª AGO da CEADEMA em CAXIAS - MA)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O "PESSOAL", O "PÚBLICO", E O PR. CIRO ZIBORDI: QUANDO A CRÍTICA É PASSIONAL


A paz do Senhor a todos...

Esse episódio envolvendo a DAKE e a CPAD mexeu, realmente, com nós, blogueiros apologetas sérios e os pseudos-apologetas, que também estão por aqui, as vezes usando de subterfúgios e fakes para disseminar posicionamentos que podem ser adjetivados de quaisquer nomes, menos de APOLOGETAS.

Pois bem, observando alguns comentários (que depois foram devidamente censurados pela moderação) no Blog do meu amigo Pr Carlos Roberto (POINT RHEMA), vi, isolados, claro, alguns comentários que procuravam atingir a honra do homem CIRO SANCHES ZIBORDI, abnegado pai de família, escritor, apologeta, pregador do santo Evangelho e uma das reconhecidas personalidades literárias mais conhecidas de nosso meio cristão e até na mídia secular, dado o labor teológico com o qual tem se debruçado ao longo de seu profícuo ministério.

Fiquei estupefato, mas como estava alheio ao debate, procurei me interar a respeito do que estava ocorrendo para, depois, com calma e ponderação, postar alguma coisa no sentido de lançar luz sobre alguns acontecimentos.

Vamos aos fatos:

1 - O Pr Ciro Zibordi (http://www.ciro.zibordi.blogspot.com) tornou-se, no ambiente da blogosfera, uma grata e prodigiosa surpresa dentre os apologetas que já "navegavam" dantes por essas turbulentas "águas virtuais" da internet. Ninguém, em são juizo, há de negar esse fato;

2 - O fato de ser pastor assembleiano, nunca o impediu de expor seu ponto de vista sobre assuntos ligados à apologética, o nosso cotidiniano nas igrejas, as questões envolvendo hinos apócrifos (as vezes, sem o conhecimento do próprio autor, por não ter embasamento teológico nenhum). E esses pontos de vista, sempre foram pautados por uma consistente exegese com base bíblica e embasados pela ortodoxia bíblica;

3 - É fato que ele trabalhou na CASA (CPAD) e foi um funcionário exemplar, mas nunca deixou de expor suas opiniões dentro de suas competências, mesmo que essas opiniões, às vezes, fossem de encontro a algum sentimento de pessoas importantes dentro do contexto da CPAD;

4 - Ele deixou claro em seu blog qual era o seu posicionamento sobre a DAKE, embora não o tenha feito com o destaque que outros fizeram. Por que ele não o fez assim? Porque ele entendeu que o debate sobre a DAKE e a CPAD começou a tomar proporções que começaram a machucar muitas pessoas, envolvidas direta ou indiretamente com a publicação e ele não quis participar disso, não na proporção que muitos esperavam dele. Isso é questão de fóro íntimo e cabe a nós respeitar. Jamais eu desejaria estar na posição dele nesse particular;

5 - Ele participou comentando alguns comentários no blog do Pr Carlos Roberto (POINT RHEMA), quando daquela nota do citado e nobre apologeta e membro do Conselho de Doutrina da CGADB, abrindo as situações constrangedoras que aconteceram no trâmite do processo de publicação da DAKE. O Pr Carlos Roberto errou? Não!! Ele estava no seu direito de defender sua honra, sua história e pelo fato de ele mesmo ter referendado a compra da DAKE (sem o conhecimento prévio de suas incongruências), inclusive fazendo chamada em seu blog, que é um dos mais visitados na blogosfera;

6 - Mas muitos não quiseram aceitar que o Pr Ciro ausentasse-se do debate e começaram a tentar ofendê-lo, mas conhecedor que é dos perigos e da emotividade passional que muitos comentários trazem, ele levou na "esportiva" e não embarcou numa luta sem fim ou trégua, sobre um assunto que ainda rende bastante e vai continuar rendendo;

7 - Resumindo, meu desejo é que respeitemos as posições pessoais, sobretudo essa tomada pele Pr Ciro, de se ausentar do debate envolvendo a polêmica da DAKE. Ele já contribuiu muito com a blogosfera, na área de apologética e tem o direito de não se manifestar sobre um assunto que envolve uma instituição com a qual ele possui laços fraternais e profissionais (como a maioria de apologetas sérios de nosso país). Respeitemos também as opiniões expressas pelos Pastores Carlos Roberto, Altair Germano, Antonio Mesquita e outros, que já se manifestaram sobre o assunto. Eles o fizeram exercendo um direito.

Agora, se a CPAD, não fizer algo a respeito (DEMITIR, COMO JÁ ACONTECEU, PODE NÃO SER O CAMINHO MAIS APROPRIADO) do que ocorreu internamente, pode ver manchada uma bela história de 70 anos. E creio que, assim como eu, a imensa nação assembleiana tem na CPAD um patrimônio histórico e cultural de nossas raízes pentecostais, tendo em vista os inúmeros e abnegados servos de Deus que contribuiram com a CASA ao longo dessas 07 décadas.

Contudo, é importante que se diga também que as críticas, quando assinadas e forem legítimas e não irresponsáveis ou produtos de arroubos passionais, devem ser postadas e, devidamente comentadas pelas pessoas que tiverem sido o alvo, para que possamos exercer o direito de julgar se há ou não consistência nos assuntos abordados. Mas separar assuntos PESSOAIS de PÚBLICOS ou PROFISSIONAIS é importantíssimo.

Ah, e estou iniciando a minha cruzada pessoal para ler os comentários da DAKE e, paulatinamente, comentá-los aqui, sempre à luz da Palavra de Deus.

Boa tarde a todos... já estou sentindo os efeitos daquele velho jargão "SACO VAZIO NÃO PÁRA EM PÉ". Deus abençoe a todos!!

Nos laços do Calvário,

Prof Damasceno

I - EEBA (Encontro de Editores de Blogs Apologéticos)


ÚLTIMA CHAMADA! URGENTE!

Iniciamos o ano de 2010 com um DESAFIO:
Realizarmos o PRIMEIRO ENCONTRO DE EDITORES DE BLOGS APOLOGÉTICOS nos dias 12/13/14 de Março.

Este é um desafio que será representado pelo número de reservas que conseguirmos até o dia 18 de Janeiro, ou seja:
120 apartamentos ou 240 participantes no mínimo.

Após ultrapassarmos este número, os demais participantes, serão locados para outros hotéis da mesma rede e categoria, e bem acerca do hotel principal.

Os valores não serão debitados no cartão de crédito no ato da reserva, portanto, não existe a preocupação com prejuízos, mas a partir do dia 19 de Janeiro.

Se não completarmos o número de reservas, significará que ainda não estamos preparados para um encontro entre os editores de blogs. O Evento será cancelado e nenhum valor será debitado na conta do que já efetuou a sua reserva.

Vamos perder este desafio? Queremos mostrar para a mídia secular e evangélica que algo precisa mudar, e somente acontecerá com a sua decisão.  Você poderá ser um a mais ou um a menos! Portanto, não fique na indecisão!

Não será cobrado no Cartão de Crédito nenhum valor até o dia final do evento. Melhor impossível!

Existe um acordo com o hotel que nos permite, cancelar o evento até o dia 19 de Janeiro, bem como todas as reservas sem nenhum prejuízo para os participantes. O faremos se não houver interesse nas reservas até o dia 18 de Janeiro.

Está nas MÃOS DE CADA EDITOR DE BLOG E LEITORES, considerar uma grande oportunidade a realização deste evento. Não conseguiremos GRÁTIS o local do evento à nossa disposição com menos de 240 participantes, e assim, o cancelaremos.

A última palavra é sua. Portanto, colabore, ore, participe, divulgue e claro, faça já a sua reserva e após, nos envie pelo e-mail, a cópia ou o número da sua reserva:  eeba@editoresapologeticos.com  ou  pastor.newton@yahoo.com

Nós os que lutamos contra as heresias, devemos lutar para nos inscrever até o dia 18 de Janeiro. Não haverá reservas de última hora! A última hora haverá, somente quando completarmos 240 participantes até o dia 18 de Janeiro. Após completarmos 240 reservas, teremos a confirmação necessária à continuação das reservas sem cancelar o evento. Faça parte destes 240 primeiros participantes.

Informaremos no dia 19 de Janeiro se o evento foi cancelado ou não. A realização deste encontro depende de você que lê, ou edita blogs.

Será um grande encontro que revigorará os nossos corações e aprenderemos muito nesta oportunidade.

ATENÇÃO: COPIE ESTA MATÉRIA E DIVULGUE CONSTANTEMENTE. Envie e-mails e anuncie!

Após as confimações até o dia 18 de Janeiro, estaremos contacando as companhias aéreas e rodoviárias para conseguirmos desconto nas passagens. Orem por favor!

pr. Newton Carpintero  -  http://www.editoresapologeticos.com/   (Informações sobre reservas.)

A DAKE, A CPAD E A APOLOGÉTICA


A paz do Senhor a todos!

Resido no Maranhão, numa cidade do interior, Lago da Pedra. Confesso que, embora sendo apologista, fiquei um pouco ausente da blogosfera nos últimos dois mêses, tendo em vista que na minha igreja local coordeno um Instituição que ministra cursos para vocacionados em missões e esses cursos acontecem sempre no mês de janeiro e exigem comprometimento da equipe organizadora.

Conhecia a Bíblia Dake só de nome e assim que a CPAD (www.cpad.com.br) aventou a possibilidade de lançá-la em lingua portuguesa, em parceria com a Editora ATOS (www.editoraatos.com.br), foi que a curiosidade aguçou-me a mente em procurar algo na NET a respeito da citada obra. Tomei, então, conhecimento, dos vários "desvios doutrinários" (pelo menos para nós, pentecostais, que alardeamos que somos ortodoxos), aquela conhecidíssima lista com 21 "problemas" da Dake, que quase todos os blogs estão destacando e NÃO vou fazê-lo aqui, por um simples motivo. NÃO CONHEÇO AMIÚDE O CONTEÚDO.

Bom, diante dessa observação, que farei: Seguir o modelo do Pr Altair Germano, que resolveu ler todas as notas de estudo da Dake e postar uma observação.

Mas como a CPAD diz que está fazendo uma nova revisão nas notas e que deverá (penso eu) constar alguma nota explicativa sobre este reconhecido problema que a Edição da Dake atual gerou, vou ficar pontuando sobre as discrepâncias da ATUAL EDIÇÃO até que a nova edição chegue. Então terei prazer em dizer a todos que a nova edição REALMENTE passou por uma revisão doutrinária. Esta atual, não.

No momento, é só!!

Nos laços do Calvário,


Prof Damasceno

PROMIFE 2010: UM MOVER ESPECIAL DE DEUS EM LAGO DA PEDRA



Amados, a paz do Senhor a todos!

O CEFOMTA, Centro de Formação Missiológica e Técnicas Associadas, está ministrando mais um PROMIFE (Projeto Missões de Férias), uma iniciativa da SEMADELP (Secretaria de Missões da AD de Lago da Pedra), na pessoa do Pr. Francisco de Assis Gonçalves de Araújo, coordenador geral de missões da AD de Lago da Pedra.

Oficialmente, estamos na 6ª edição do Promife (2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010), mas informalmente já é o 7º, tendo em vista que houve, em 2004, no mês de julho, um projeto similar, claro que sem a proporção e a projeção que o PROMIFE possui hoje. Foi, diríamos, o pontapé inicial, mesmo extra-oficialmente.

Bem, estamos quase no dia 07 de janeiro de 2010. São 23:58 horas da noite e estou em casa. Hoje ministrei no PROMIFE 2010 os três horários (manhã, tarde e noite). Foram momentos impactantes e houve um verdadeiro e natural mover de Deus em tudo que aconteceu ali neste dia.

Este ano, locamos o Sítio dos Padres, um local bastante aprazível e propício para o PROMIFE. Ótima infra-estrutura física, cozinha industrial, dormitórios e um ótimo salão de convenções. E dentro da cidade, o que nos deu bastante mobilidade na execução de tarefas administrativas.

Iniciamos o Promife dia 02, com a recepção... em seguida, no dia 03, já fizemos a aula inaugural, com o prof. Deusimar: HERESIOLOGIA. Benção de Deus...

Deus tem tratado com todos que estão ali, como Seminaristas. Muitas vidas têm sido impactadas por um agir e, principalmente, por um mover de Deus tão incisivo como estamos presenciando nesse ano.

Está de Parabéns toda a Equipe de Organização, que destaco abaixo:
01 - Pr. Francisco de Assis (idealizador do promife, co-pastor de Lago da Pedra, coordenador geral de missões da AD de Lago da Pedra e, recentemente eleito pelo plenário da CEADEMA (Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Estado do Maranhão) como o novo Secretário Executivo de Missões da CEADEMA).
02 - João Batista Rocha Sardinha (vice-coordenador geral de Missões locais e Secretário Executivo de Missões da SEMADELP)
03 - Raimundo Damasceno dos Santos (Diretor Pedagógico do CEFOMTA e Coordenador pedagógico do PROMIFE)
04 - Regianne (Secretária Adjunta da SEMADELP e Tesoureira do Promife)
05 - Pr Zezinho, Lagoa do Mato (Chefe de cozinha do PROMIFE 2010)
06 - Equipe de Apoio (todos os demais componentes que estão ombreados conosco no desafio)

 Dia 15, teremos o culto de despedida e envio para o Campo Prático.

Vamos postar, com calma, mais informações, à medida que as coisas irem acontecendo.

Prof Damasceno

P.S.: O Pr Jackson Douglas acabou de chegar em Lago da Pedra; será um dos ministradores de amanhã...


Boa noite a todos...